23 de abr. de 2012

Jeová é um nome hibrido???

Pergunta feita ao programa Exaltando a Palavra de 22.04.2012 e respondida pelo Pr. Elias Soares de Moraes!

6 comentários:

  1. O nome consta nos originais, o que não consta é a pronúncia.
    Nos Manuscritos de Qumran (manuscritos do Mar Morto), YHWH é citado várias vezes, e o curioso é que na tradução dos textos que tenho, como são traduções do mesmo texto encontrado em várias cavernas daquela região, uns estão traduzidos com o símbolo em asterisco (****), imagino que o original deva ter alguma marca substituindo o nome, tamanho o respeito por esse nome, digamos assim, mágico e perigoso de ser pronunciado.
    E citar esse nome era considerado um tanto perigoso, como invocar em vão o ser mais poderoso criador do universo, tanto que um dos dez mandamentos é "não citar o SANTO nome de Deus em vão", e o nome é YHWH.
    Mas tem outro problema histórico, havia um outro povo que não era Hebreu, vivia naquela região e adorava um deus com o nome de Y H W. Suspeita-se que é deles a crença em um deus com esse nome, que deu origem ao YHWH.
    Clique no link abaixo em transcript, dê um ctrl+F com a palavra chave Y.H.W. para ir direto ao texto que fala sobre esse povo.
    http://www.pbs.org/wgbh/nova/ancient/bibles-buried-secrets.html
    NARRATOR: The Shasu were a people who lived in the deserts of southern Canaan, now Jordan and northern Saudi Arabia, around the same time as the Israelites emerged.
    Egyptian texts say one of the places where the Shasu lived is called "Y.H.W.," probably pronounced Yahu, likely the name of their patron god. That name Yahu is strangely similar to Yahweh, the name of the Israelite god.
    No Wikipedia, tem um texto falando sobre esse povo, Shasu of YHW.
    http://en.wikipedia.org/wiki/Shasu

    ResponderExcluir
  2. Segundo pesquisas recentes no campo da arqueologia apontam que os vários nomes de deus que aparecem na bíblia nada mais são do que os nomes de antigas divindades cananéias que foram suprimidas e incorporadas a figura divina durante o processo de construção do monoteísmo judaico

    ResponderExcluir
  3. Esqueci de postar um link com uma matéria sobre o assunto:

    http://super.abril.com.br/religiao/deus-biografia-610975.shtml

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. como faço pra adiquirir o dicionario etimológico do pr elias soares
    meu email sidnei.bsilva@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. irmãos o YOD HE VAV HE OU YHWH É PRONUNCIADO YAH, YAHU OU YAHUEH

      Excluir

Gostaria de sua opinião, comentários serão muito bem vindos, desde que se atenha aos posts em questão sem ataques ou qualquer tipo de ofensa, no mais sua opinião é muito bem vinda, seja ela qual for, um abraço!