3 de jul. de 2012

Contradição - Quem Questionou Jesus Sobre o Jejum?


Esta pergunta foi postada originalmente no facebook na pagina contradições da bíblia, vejam ela na ontegra e depois ouçam a resposta dada pelo Pr. Arthur Bittencourt no programa Crescendo na Fé!


A pergunta é: quem questionou o fato dos discípulos de Jesus não jejuarem?

Mateus diz que foram os discípulos de João:

10 E aconteceu que, estando ele em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e seus discípulos. 11 E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores12 Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes.13 (...)14 Então, chegaram ao pé dele os discípulos de João, dizendo: Por que jejuamos nós e os fariseus muitas vezes, e os teus discípulos não jejuam?15 E disse-lhes Jesus: Podem porventura andar tristes os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? Dias, porém, virão, em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão. - Mateus 9

Mas Lucas diz que foram os escribas e fariseus: 
 29 E fez-lhe Levi um grande banquete em sua casa; e havia ali uma multidão de publicanos e outros que estavam com eles à mesa.30 E os escribas deles, e os fariseus, murmuravam contra os seus discípulos, dizendo: Por que comeis e bebeis com publicanos e pecadores?31 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Não necessitam de médico os que estão sãos, mas, sim, os que estão enfermos;32 Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento.33 Disseram-lhe, então, eles: Por que jejuam os discípulos de João muitas vezes, e fazem orações, como também os dos fariseus, mas os teus comem e bebem?34 E ele lhes disse: Podeis vós fazer jejuar os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles?35 Dias virão, porém, em que o esposo lhes será tirado, e então, naqueles dias, jejuarão. - Lucas 5

Note que, em Mateus, são os discípulos de João que mencionam os fariseus, mas em Lucas são os fariseus que mencionam os discípulos de João. Como há trechos praticamente idênticos, não é possível dizer que os evangelistas estão falando de momentos diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de sua opinião, comentários serão muito bem vindos, desde que se atenha aos posts em questão sem ataques ou qualquer tipo de ofensa, no mais sua opinião é muito bem vinda, seja ela qual for, um abraço!